GUERRA NO GOLFO – 2003

Hoje, entrei no site da BBC/Brasil ( www.bbcbrasil.com ) (*)e dei a minha opinião sobre essa guerra, sem deixar por menos. Não sei se colocarão no site, vamos ver.
Amigos, já escrevi sobre esse assunto, "O Anseio dos Povos pela Paz", entre outras crônicas a respeito. E li hoje, "Cruel Despertar", do nosso amigo Carlos Leite Ribeiro, uma excelente crônica sobre a guerra... e a paz.
O nosso Presidente Lula declarou que volta de "alma lavada", após participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suiça. Antes, ele participou do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre-RS, caracterizado pela "luta contra as guerras."
Lula esteve com o primeiro-ministro alemão Gerhard Schroeder, quando ambos reafirmaram que a crise entre EUA e Iraque deverá ser encaminhada pela ONU. Lula também se encontrou com o presidente da França, Jacques Chirac, que tem a mesma opinião.
Estamos vendo as Bolsas de Valores desabarem no mundo inteiro, apenas com a possibilidade da guerra no Iraque!
No Brasil, a cotação cambial do real em relação ao dólar também já está subindo, chegando à maior cotação do ano, R$3,64, apenas com a previsão da guerra!
45% dos norte-americanos já se declararam abertamente contra a guerra EUA x Iraque!
O gasto previsto para essa guerra (se for de curta duração) é de 100 a 200 bilhões de dólares!
Apenas com os salários/soldos a serem pagos aos militares no decorrer dessa guerra (ainda se ela for de curta duração, segundo os especialistas) serão gastos entre 40 a 60 bilhões de dólares!
No Brasil, haverá (e já está havendo) aumento da inflação, sem a menor dúvida, pois se está prevendo que o preço do barril de petróleo poderá chegar a valer 100 dólares!
Bush, o "cowboy", quer invadir o Iraque a qualquer custo, mesmo contra a opinião da França, Alemanha, ONU, inspetores da ONU (que declararam não haver encontrado provas conclusivas de que Saddam Hussein produz armas químicas, biológicas ou nucleares), países árabes, comunidade internacional, grande parte do próprio povo norte-americano etc.
Porquê será? Porquê essa obsessão por essa guerra? Sabemos que as reservas de petróleo do Iraque são das maiores do mundo! Será essa a verdadeira razão?
A região do Oriente Médio é convulsiva por excelência! O início dessa guerra pode até ser previsível, mas o fim...
É justificável uma atitude unilateral dos EUA (leia-se Bush)? Apoiado apenas pelo primeiro-ministro inglês Blair, aliado intransigente de Bush? É claro que não! Mas, a ONU conseguirá impedir essa guerra? Ou a França? Ou a Alemanha? Ou os países árabes?
Saddam Hussein é um ditador, mas já foi aliado dos EUA (aliás, como o próprio Bin Laden). E quantos ditadores os EUA apoiaram ao longo da história, de acordo com os seus interesses do momento?
Os atentados de 11 de setembro, sem querer justificá-los, evidentemente, foram, de certa forma, um "prato cheio" para que Bush partisse para a sua luta do "bem contra o mal" e passasse a praticar uma política claramente em desacordo com os princípios democráticos, legais e humanitários (até mesmo dentro do seu próprio país).
Sabemos que ele foi apoiado pela indústria bélica em sua "eleição", na qual, o candidato mais votado pelo povo norte-americano foi o seu opositor, e a recontagem dos votos foi suspensa...
Há muito mais a ser dito, mas basta... fico por aqui... esse assunto é muito cansativo...
(*) – A minha opinião foi publicada no Fórum do citado site, no endereço: http://www.bbc.co.uk/portuguese/forum/030125_iraquexeuara.shtml

[Menu] [Voltar]

Envie essa Página  

Todos os meus textos são protegidos pela Lei de Direitos Autorais - LEI No. 9610,
de 19 de fevereiro de 1998, e pelos tratados e convenções internacionais.
Respeite os direitos dos autores, para que seus direitos também sejam respeitados.

Contato com Autor: Abílio Terra Junior

 

Criação de Gráficos e Páginas:
Webmaster e Designer:Crys

Melhor Visualizado em:1024x768