Da Necessidade da Internet


Participando do 8o Encontro Estadual de Escritores, realizado em São Thomé das Letras, ouvi uma observação do promotor do evento, Adolfo Maurício, quanto à "emburrecedora ação da Internet".
Tive a oportunidade, depois, de conversar com ele a respeito, quando lhe disse que uma ferramenta como a Internet é indispensável nos dias que correm. E acrescentei que se esta tivesse sido usada livremente na divulgação deste evento, assim como de outras iniciativas, como a publicação de uma Antologia, da qual está se cogitando, e outras similares, a resposta recebida teria sido muito mais abrangente. Amigos, como a Graça Ribeiro e o Tadeu Terra, também conversaram com ele sobre o assunto.
A Internet abre um largo espaço de divulgação e de receptividade, que deve ser aproveitado pelos promotores de eventos e outros profissionais que necessitam alcançar alvos possíveis e prováveis, a partir das suas iniciativas.
Infelizmente, notamos que em nosso país, a tendência que se nota é a de que eventos do gênero, assim como outras iniciativas de cunho cultural, passem a ser desenvolvidas por um grupo restrito de pessoas que se conhecem, seja por residirem na mesma região, ou por terem tido suas formações acadêmicas em uma mesma instituição, ou por compartilharem das mesmas afinidades quanto à uma determinada opção de modelo de escrita, que seja considerada "moderna, pós-moderna ou atual", tendo em vista as preferências intelectuais do momento.
Penso que, até certo ponto, isto é passível e possível de se entender, pois as amizades ocorrem, regra geral, por afinidades eletivas.
Mas, por outro lado, se repetido insistentemente, este modelo acaba por se tornar monótono, cansativo e desgastado.
Ouso dizer que devemos "abrir os nossos leques" de opções, tornando possível a outros elementos que demonstram determinados graus de talento, participarem e compartilharem de eventuais eventos ou iniciativas culturais.
Neste caso, a Internet é um instrumento valioso, alcançando um campo inimaginável de possíveis e prováveis participantes, impossível de alcançar por outros meios. Depois, evidentemente, se deverá proceder a uma criteriosa seleção daqueles elementos que estão a altura de participar, em razão do talento por estes demonstrado.
Acredito que o talento é o elemento primordial que deve ser considerado, e se tal vier a ocorrer, acredito que o panorama das nossas Letras e Artes se modificará radicalmente, para um melhor nível qualitativo.

Belo Horizonte, 31/07/2005.


[Menu] [Voltar]

Envie essa Página  

Todos os meus textos são protegidos pela Lei de Direitos Autorais - LEI No. 9610,
de 19 de fevereiro de 1998, e pelos tratados e convenções internacionais.
Respeite os direitos dos autores, para que seus direitos também sejam respeitados.

Contato com Autor: Abílio Terra Junior

 

Criação de Gráficos e Páginas:
Webmaster e Designer:Crys

Melhor Visualizado em:1024x768