Lançamento do Meu Livro ‘Numa Floresta de Símbolos’.


Tivemos o grato prazer, eu e a minha esposa Luiza, de visitarmos Porto Alegre, no período de 10 a 18/11/2010, para o lançamento do meu livro ‘Numa Floresta de Símbolos’, na Feira do Livro desta cidade.
Surpreendi-me, de início, com o tamanho da Feira, é a maior a céu aberto da América Latina, e conta com inúmeros eventos paralelos. Assistimos, por exemplo, à uma entrevista da escritora portuguesa Inês Pedrosa, que, com muito bom humor, criticou o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que, trata-se, no seu modo de entender, de um ‘desacordo’, no que concordo plenamente com ela. Também, à uma entrevista do escritor alemão Ulrich Peltzer, que declarou que com 500 mil livros vendidos, o autor pode adquirir uma casa, na Alemanha, uma cifra inacreditável para nós, brasileiros. Além disso, a cada cópia que se tira de uma página de um livro, por exemplo, o autor recebe uma porcentagem, pois é tudo computadorizado. O autor também recebe pelas leituras públicas dos seus livros, feitas por ele.
Conheci o Rossyr Berny, editor da Editora Alcance, a simpatia em pessoa, que nos recebeu, a mim e a Luiza, de braços abertos, nos colocando a vontade. Também o Alcir, autor de sucesso de livros para a criançada, com quem bati um bom papo. Também o Ademar, autor gaúcho que reside em Mato Grosso do Sul. A ‘gauchada’, como diz o Rossyr, é muito simpática e educada; cansamos de ver lindas mulheres, loiras e morenas.
Concedi uma entrevista ao jornalista Eduardo, na Rádio da Universidade (UFRGS), com stand na própria Feira, com coordenação da Sra. Sílvia, e outra entrevista à Rádio Alcance, da Editora. Dei autógrafos aos amigos que me honraram com as suas presenças, no dia 13/11, a partir das 19:30 h.
Além disso, passeamos de barco pelo rio Guaíba, que é imenso; é, na verdade, uma lagoa e já foi porto, antigamente. Com o avanço das ferrovias e rodovias, este foi desativado. No cais do porto se localizavam as bancas dos livros para a criançada, com exposição de ilustrações dos livros, muito interessante, e outros eventos.
Viajamos, com o motorista Osmar, a Gramado e a Canela, duas lindas cidades turísticas, onde conhecemos o Minimundo e a menor fábrica de papel do mundo, localizada no Mundo a Vapor. Visitamos uma fábrica de chocolate e outras lojas; é claro que fotografamos tudo.
Fizemos um ‘tour’ pela cidade de Porto Alegre, de ônibus, na parte mais elevada deste, quando tivemos uma excelente visão panorâmica da cidade, tanto da parte mais rica, como da mais pobre. Quando passamos perto das sedes dos clubes de futebol locais, a criançada que estava no ônibus se esbaldou (os adultos, também). À medida que passávamos, os transeuntes nos saudavam alegremente.
Enfim, trouxemos ótimas lembranças de Porto Alegre e da ‘gauchada’.

Abilio Terra Junior
21/11/2010

 

Entrevista ao Jornalista Eduardo na Rádio da Universidade-Porto Alegre - texto-suporte

Sou brasileiro, casado, com um casal de filhos, natural de Belo Horizonte-MG; resido em Brasília-DF.
Estou lançando o meu segundo livro publicado, ‘Numa Floresta de Símbolos’, publicado pela Editora Alcance, de Porto Alegre, na Feira do Livro de Porto Alegre. Trata-se de uma seleção dos meus melhores poemas.
Publiquei em 2002 o livro ‘Os Homens Pássaros’, pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores, do Rio de Janeiro.
Sigo uma linha literária, em meus poemas, que se aproxima mais do Simbolismo, Surrealismo, Neobarroco (pós-Modernismo).(1)
Portanto, em contraste com a linha predominante no país, Parnasianismo, Realismo, Modernismo e seus ‘descendentes’. Esta última classificação recebe crítica do Prof. Luís Augusto Fischer, em seu livro ‘Literatura Brasileira – Modos de Usar’, que a atribui à hegemonia paulista, propondo uma classificação que melhor defina as diversas linhas literárias antes e após o Modernismo: ‘Pré-Modernismo, Modernismo, 1ª. Fase; Modernismo, 2ª. Fase; Pós-Modernismo’ (a vigente)(pg. 123 a 129).
Sou um poeta que observa o mundo ao seu redor e não se contenta com as aparências e que tenta utilizar as palavras para perscrutar o mundo do sonho e o mundo da realidade. No meu modo de entender, estes mundos se encontram interpenetrados, não há como separá-los. (página ‘Autor’, do meu site, http://oshomenspassaros.com.br/autor.htm).
Vide também ‘Entrevista para Zena Maciel’, no meu site, http://oshomenspassaros.com.br/entrevista_para_zena_maciel.htm
Segundo ainda o Prof. Fischer, há duas vertentes principais na poesia: a tradição logos, contida, e a tradição pathos, esparramada. (pg. 98). Eu me incluiria, com maior tendência, à segunda vertente.
Participei em 2000 do curso online ‘Carpintaria Poética’, ministrado por Leila Míccolis, do site ‘Blocos’.
Participei em 2003 da Oficina Literária PUC-MG, em que se destacaram os professores Sérgio Sant’Ana (Ficção) e Miguel Sanches Neto (Crítica Literária).
Tenho um site, http://www.oshomenspassaros.com.br, que apresenta poemas, contos, crônicas, livros virtuais, da minha autoria etc.
Participei do site Hotbook, dirigido por Roberta Rizzo, desde 2000, com livros virtuais que alcançaram milhares de downloads.
Participo do site ‘A Garganta da Serpente’, http://www.gargantadaserpente.com, desde 2001.
Sou membro da União Brasileira de Escritores-UBE, http://www.ube.org.br.
Poetas de referência:
Carlos Drummond de Andrade, Mario Quintana, Rainer Maria Rilke, Herberto Helder, Lêdo Ivo, Ivan Junqueira, Alberto da Costa e Silva, Ruy Espinheira Filho, Armando Freitas Filho, Carpinejar, António Teixeira e Castro, Mario Faustino, Jorge de Lima.
Livros de referência:
Poesia-Experiência – Mario Faustino,
A Criação Literária – Poesia – Massaud Moisés,
Literatura Brasileira – Modos de Usar – Luís Augusto Fischer,
Memórias, Sonhos, Reflexões – Carl Gustav Jung,
Em Busca de Jung – J. J. Clarke.
Textos de referência:
A Insurreição do NeoBarroco – autor desconhecido (1),
O Paradigma da Transpoesia – Michel Camus,
O Humano, o Poeta, a Poesia – Iosito Aguiar,
O Poeta, o Poema e os Curiosos – Iosito Aguiar,
Causa e Efeito – Iosito Aguiar,
Revista online ‘Agulha’, de Claudio Willer e Floriano Martins.

Abilio Terra Junior
02/11/2010

 

[Menu] [Voltar]

Envie essa Página  

Criação de Gráficos e Páginas:
Webmaster e Designer:Crys

 

Melhor Visualizado em:1024x768