Rocambolesca era a sua Própria Figura

Rocambolesca era a sua própria figura. Viera trotando pela noite, embrenhando-se cada vez mais na escuridão. Agora, via pela porta de vidro da sua morada um monstro, difícil de descrever, oculto por uma capa escura. Subira numa árvore. Ele tinha medo, mas, para disfarçar, começou a rir do monstro, apontando-o. Ao seu lado, um anão ria com ele. O monstro, surpreso com a reação, transformou-se em um homem comum, desceu da árvore e veio caminhando. Ele ainda estava com medo, mas o homem, de terno, bigode, continuou caminhando, passou próximo a ele, do lado de fora, na calçada, junto à grama e à algumas árvores e nada fez contra ele.

Fora uma noite difícil. Lembrava-se de ter visto diversos corpos boiando dentro d’água, quando ele abriu a tampa de um bueiro, numa rua central da cidade. Ficou apavorado, sem ação. O que fazer num momento deste? Comunicar à polícia, em plena madrugada? Impossível. Fechou a tampa do bueiro, levantou-se e continuou a sua caminhada tresloucada pela noite.

Topou com um grupo de palhaços, vindos ninguém sabe de onde, que se divertiam às suas custas. Aproximaram-se dele, gargalhavam, um deles rolou pelo chão, com a mão na barriga, tanto que ria. Conseguiu se esquivar deles.

Caminhava pelo gramado, por trás das lojas de uma quadra comercial da Asa Norte, em Brasília. Nisto, aproximou-se dele um homem, barbudo, vestido de preto, com o cabelo trançado atrás, e com um chapéu negro, em formato redondo, na sua cabeça. Usava óculos de aros grossos e olhou-o fixamente. Fez sinal para que o acompanhasse. Contornaram a quadra, caminharam até uma porta: leu “Sinagoga”, acima do pórtico e abaixo uns dizeres em hebraico, que ele não entendeu. O homem abriu a porta de madeira, de cor marrom e subiu uma escadaria, acompanhado por ele. Ao fim dos degraus, abriu outra porta de madeira e entraram em uma sala. Para sua surpresa, era bem maior do que imaginara. O homem fez sinal para que sentasse em uma cadeira. Na sala, havia um tapete, e sobre um móvel escuro, um candelabro com sete velas acesas, indicando claramente o local de culto. Percebeu que, ao seu lado, estavam sentados outros três homens, que aparentavam ter a sua idade. Ficaram esperando. Os minutos se passaram e nada acontecia. Teve vontade de sair dali, mas a curiosidade e o escrúpulo impediram-no.

Finalmente, o homem apareceu, abriu uma porta e convidou ele e os outros a entrarem. Ao entrar, percebeu que se tratava de um templo. Deduziu que seria introduzido ao culto através de uma iniciação judaica. Mas porque? Ao que sabia, não era judeu; mas já ouvira falar de outras pessoas que haviam sido iniciadas ao judaísmo, sem serem de origem judaica. Ele e os outros tiraram seus sapatos e foram encaminhados a um corredor escuro, ladeado por diversas portas. Adentraram um recinto em que, à uma ordem do homem, se ajoelharam. Ouviram uma cantilena hebraica e se foram entregando, psiquicamente. Ele, pelo menos, o foi. Supunha que o mesmo ocorrera com os outros. Por fim, à outra ordem, levantaram-se e, enfileirados, atravessaram outro pórtico, caminharam por outro corredor escuro, penetraram em outro recinto, onde três rabinos lhes colocaram sobre suas roupas trajes ornamentados com dizeres e símbolos hebraicos. Atravessaram outro pórtico, estavam agora no templo. Poucas pessoas sentadas nos bancos. Foram conduzidos, ainda em fila, até o rabino principal. Este lhes falou dos seus novos deveres e conduta, escritos no Torá; lia em hebraico e, em seguida, traduzia para o português. A cerimônia tocou a sua alma.

Foi quando acordou. Fora tudo um sonho. Mas, com tantos pormenores!? Como era possível?

Abilio Terra Junior
05/07/2012


 

[Menu] [Voltar]

 

Envie essa Página  

 

Todos os meus textos são protegidos pela Lei de Direitos Autorais - LEI No. 9610,
de 19 de fevereiro de 1998, e pelos tratados e convenções internacionais.
Respeite os direitos dos autores, para que seus direitos também sejam respeitados.

Contato com Autor: Abílio Terra Junior

 

Criação de Gráficos e Páginas:
Webmaster e Designer:CrysJuan

Melhor Visualizado em:1024x768